Resumo:
Examinou-se a estrutura interna do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN-Inf através de
Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram do estudo 840 crianças (421 da cidade de São Paulo, 419 de Porto Alegre,
Rio Grande do Sul), com idades entre seis e 12 anos (M=8,98, DP=1,98), entre a primeira e a sexta série do ensino fundamental,
de escolas públicas e privadas. Modelos teórico-hipotéticos foram testados considerando-se a organização original do
instrumento e a literatura neuropsicológica. Verificou-se adequação empírica de cinco dos sete modelos inicialmente hipotetizados:
praxias construtivas, memória verbal, memória episódica e semântica, processamento visual e desempenho acadêmico.
Contrariando as hipóteses, a linguagem ajustou-se em um modelo unifatorial, enquanto memória de trabalho, atenção e funções
executivas foram mais bem explicados por um modelo de dois fatores correlacionados. Concluiu-se que o NEUPSILIN-Inf
apresenta evidência de validade de estrutura interna e pode ser utilizado na avaliação neuropsicológica de crianças para examinar