Resumo:
Estímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos
psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo
deste estudo foi apresentar o processo de construção de uma tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras
e avaliar o desempenho de leitores profi cientes. Foram utilizados estímulos selecionados de
listas de palavras, considerando os critérios de frequência, extensão, lexicalidade e regularidade, que
passaram por um processo de análise entre três juízes. Para a avaliação do desempenho, participaram 35
crianças (M = 10,80; DP = 0,83 anos) de escolas particulares de Porto Alegre e 54 adultos, divididos em
dois grupos de escolaridade: até 10 anos de estudo (n = 25) e 11 ou mais anos de estudo (n = 29). Observaram-
se os efeitos psicolinguísticos de lexicalidade, frequência, extensão e regularidade, indicando
que os estímulos da tarefa eram apropriados. O desempenho na tarefa correlacionou-se signifi cativa e
positivamente com escolaridade e hábitos de leitura e escrita. Na comparação entre grupos, observou-
-se que os adultos com menor escolaridade tiveram desempenho inferior ao dos adultos com maior
escolaridade e das crianças. Além de ressaltar a infl uência da idade e da escolaridade dos participantes,
os dados apresentados podem auxiliar clínicos que desejam utilizar essa tarefa em uma avaliação mais