Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Características da Dislexia de Desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta
Sônia Moojen, Ana Bassôa, & Hosana Alves Gonçalves

Resumo
A Dislexia do Desenvolvimento, diferentemente da dislexia adquirida, pode ser observada desde os primeiros anos escolares. Constitui-se em um transtorno específico nas operações envolvidas no reconhecimento das palavras, afetando a fluência leitora e comprometendo a compreensão da leitura em graus variados. Também estão prejudicadas as habilidades de escrita. Na literatura há diferentes termos para definir dislexia e ainda hoje busca-se um consenso maior a este respeito. Outra questão importante do quadro é que as pesquisas sobre dislexia têm se detido na investigação do perfil do disléxico em idade escolar visto que as dificuldades por ela acarretadas impactam substancialmente esta etapa. Sendo assim, pouco se sabe sobre a dislexia em indivíduos adultos, como evoluíram (ou não) suas habilidades de leitura e escrita, suas principais dificuldades nos vários âmbitos da vida e como repercutiram nas suas escolhas profissionais. Portanto, este artigo visa a apresentar algumas definições sobre a Dislexia do Desenvolvimento, o movimento do corpo científico pelo emprego da palavra transtorno e as características consensuais sobre o tema. Também realiza uma breve revisão de pesquisas que apontam as dificuldades encontradas (nas habilidades de leitura, escrita e consciência fonológica) por adultos disléxicos. Para finalizar, apresenta um estudo de caso, comparando o desempenho em leitura e escrita de um adulto com o diagnóstico e um controle.

Palavras chave: Dislexia do Desenvolvimento; Transtornos de Aprendizagem da Leitura e Escrita; Dislexia em adultos.

Fonte: Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx