Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano
Autores: Jerusa Fumagalli de Salles; Luciane da Rosa Piccolo; Renata de Souza Zamo; Rudineia Toazza

Resumo:
O instrumento de avaliação de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI), de fácil aplicação e baixo custo, avalia a habilidade de leitura oral (reconhecimento de palavras/ pseudopalavras). São estímulos criteriosamente selecionados conforme regularidade, extensão, frequência e lexicalidade, permitindo avaliar a funcionalidade das rotas de leitura (modelos de dupla-rota). Este estudo apresenta a construção das normas de desempenho (escores totais, em palavras regulares, irregulares e pseudopalavras) para crianças do 1º ano a 7º ano do ensino fundamental, divididas por anos completos de escolarização, idade e tipo de escola. Os resultados mostraram que as crianças de séries e idades mais avançadas apresentaram melhor desempenho em LPI do que as de séries iniciais e mais novas. Os estudantes de escolas privadas tiveram melhor desempenho do que os de escolas públicas. O instrumento pode ser utilizado por diversos profissionais, para complementar a avaliação e subsídio para diagnósticos, planejamento de aulas, encaminhamentos e intervenções.

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Alfabetização, Neuropsicologia, Linguagem escrita.

Fonte: Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx