Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Perfil Neuropsicológico no Neupsilin-Inf de Crianças com Dificuldades de Leitura
Autores: Jerusa Fumagalli de Salles; Renata de Souza Zamo

Resumo:
Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho de crianças com e sem dificuldades de leitura no Instrumento
de Avaliação Neuropsicológico Breve Infantil NEUPSILIN-INF. O desempenho neuropsicológico de ambos os grupos,
com dificuldades de leitura (n = 19) e leitores competentes (n = 65), foi comparado através de ANCOVA, controlandose
idade, desempenhos em QI (Raven) e Escala Conners (hiperatividade e desatenção). O grupo com dificuldades de
leitura apresentou desempenhos inferiores ao do grupo comparativo em orientação, memória de trabalho, linguagem
oral e escrita, habilidades aritméticas, habilidades visoconstrutivas e funções executivas. Os achados corroboram
parcialmente a hipótese de déficit de processamento fonológico (memória fonológica e consciência fonológica),
pois o grupo com dificuldades de leitura apresentou, ainda, desempenho rebaixado em habilidades aritméticas,
visoconstrutivas e em funções executivas. Os maiores tamanhos de efeito foram em linguagem escrita (leitura e
escrita de palavras/pseudopalavras). Os resultados sugerem evidências de validade de critério do NEUPSILIN-INF.

Palavras-chave: Aprendizagem; cognição; leitura; neuropsicologia; testes neuropsicológicos.

Fonte: Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx