Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva
Autores: Jerusa Fumagalli de Salles; Jaqueline de Carvalho Rodrigues

Resumo:
O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de
palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva.
O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção
dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações
após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes
da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes
(24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi
organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com
a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim
como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes
características sociodemográficas.

Palavras-chave: Escrita de palavras; Neuropsicologia cognitiva; Disgrafia

Fonte: Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx