Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Normas de Desempenho em Compreensão de Leitura Textual para Crianças de 1º Ano a 6ª Série
Autores: Helena Vellinho Corso, Luciane Rosa Piccolo, Camila Schorr Miná, Jerusa Fumagalli Salles

Resumo:
Este estudo apresenta as normas de desempenho para um instrumento, composto de duas tarefas diferentes, que avalia a compreensão leitora de textos narrativos. As tarefas de reconto (recordação livre) e questionário a partir da história “A Coisa” permitem avaliar crianças de 1º a 3º anos, enquanto as mesmas tarefas a partir da história “O Coelho e o Cachorro” avaliam crianças que cursam o 4º ano até a 6ª série. Participaram do estudo 176 crianças (51,7% meninas) com idades entre sete e 12 anos, de primeiro ano à sexta série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre-RS. Os escores normativos para crianças de 1º ano a 6ª série do Ensino Fundamental foram divididos por anos completos de escolarização e tipo de escola. Foram realizadas análises descritivas (média e desvio padrão) e comparação dos escores nas tarefas de compreensão textual segundo os anos completos de estudo formal e tipo de escola (públicas e privadas) das crianças (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). As crianças de anos escolares mais avançados apresentaram desempenho superior àquelas de séries iniciais. Estudantes de escolas privadas tiveram desempenho superior àqueles de escolas públicas. O instrumento mostra-se útil para diferenciar desempenhos para diferentes escolaridades e tipos de escolas e é de fácil aplicação. O instrumento pode ser utilizado por clínicos, pesquisadores e profissionais do meio escolar.

Palavras-chave: Compreensão leitora; Linguagem escrita; Avaliação da linguagem; Leitura; Crianças.

Fonte: Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx